quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A autoajuda e a falta de juízo que ela nos conduz!

   Livros de autoajuda, pensamento positivo, foco no sucesso, arrecadação de pensamentos positivos, meditação, quantos livros, notas lemos sobre esses assuntos? Muitos com certeza. Coisa que o ser humano ainda não aprendeu a fazer é se equilibrar no ar sem os pés no chão, obviamente porque não voa. Discussões prolongadas sobre psicologia, consciente, subconsciente e até a prática do "nadismo" vão enchendo nossa rotina de tentativas. E como eles fazem isso? Vamos chamar esse grupo de assuntos primos de religiosidade, porque todos se parecem e não se denominam religião, mas propõe ao inocente curioso, a fé excessiva, a crença pertinente no sucesso utilizando o codinome "Positividade". 
   Porque a positividade não é necessariamente positiva? Simples, para que tudo aconteça como queremos, das coisas simples até as mais complicadas, nós dependemos "sem querer" de várias pessoas, decisões, situações ao nosso redor. É impossível achar que por pensar redondo todo o mundo irá pensar redondo. A positividade é um lado da laranja, o outro lado seria o realismo "pés no chão". Que para eles se chama negativismo. 
   Na posição de decidir algo, nós homens falhos, temos mais probabilidade de escolher o certo, quando nos baseamos em fatos, opiniões ou conhecimento das consequências. Quando nos esquivamos de toda essa preparação anti decisão, nos tornamos frágeis e sem noção de tombo e ganho, o que faria do tombo estrondoso e cheio de sequelas. Vale a pena se iludir? Vale a pena se espelhar em um mundo fantasioso, se todos nós vivemos em um mundo de flores e de espinhos por toda parte?
   Ler, se entreter, conhecer é ótimo faz muito bem. Se iludir, permitir-se ser tentado, ser encorajado a sair de si, de princípios lógicos é arriscado demais. Aquele que perdeu tudo(carro, casa, bens e etc...) pode acabar perdendo o juízo.
   Os melhores meios de tratar problemas psíquicos variados é com um profissional honesto e atualizado. Quando não temos condições, podemos tentar nos tratar informalmente com nosso interior. Isso funciona!!Olhe ao seu redor quanta gente necessitada cheia de problemas e que consegue "tocar a vida para frente" com um sorriso constante na face.

Nenhum comentário:

Postar um comentário