terça-feira, 18 de outubro de 2011

significado de "O Cronista fantasma"

Por diversas vezes me perguntaram o que seria "Cronista fantasma", com uma explicação longa e cheia de atributos tento dizer o que é, no entanto poucos entendem. Decidi então, explicar por palavras, já que a melhor maneira que sempre encontro de comunicar as idéias e pensamentos é escrevendo.
Para começar o fantasma significa que poucos podem ver, é fantasma porque é neutro e transparente.
Sua forma concreta sou eu, pois não tenho costume de ler, nunca gostei de português, pouco estudei, terminei os ensinos básicos por provas federais e no entanto escrevo crônica, poesia, contos e letras de música. Esse conhecimento que tenho é um fantasma na sociedade que exige diploma ou dinheiro no mínimo para o tão esperado reconhecimento. Juntando todas as informações o Cronista fantasma é a voz de uma legião de artistas na sombra.

4 comentários:

  1. Que ninguém nos ouça, mas tanto estudo "enquadra" em lugar comum. Artista não depende de diplomas. Vc é artista. E que só saia da sombra se for para levar luz através da sua escrita maravilhosa!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Marcela ai em cima! E falo com propriedade que diploma não significa muita coisa. Escrever precisa de alma, de sentimentos, de opinião, vontade e expressão... tudo o que vc representa nesse espaço!
    Gostei dos motivos do nome! :)

    ResponderExcluir
  3. penso que não é tanto por ai como dizes em seu final, pois o nosso Presidente um dia chegou a dizer que o único diploma que tinha obtido na Vida era o da Presidência do Brasil, então siga em frente nos dando este belo exemplo de civilidade e sabedoria, pois fazes tudo de bom e eu tenho gostado, e agora me surpreendi mesmo de tanta coisas bonitas que você disse e que eu não sabia e vejo que a cada dia a gente esta sempre aprendendo mesmo, obrigado por esclarecer nos mínimos detalhes, pois era algo que me intrigava ao mesmo tempo que me fascinava.
    Esta sua parte que dizes que é voz de muitos é super bacana, pois assim consegues chegar onde poucos chegariam levando cada um a sua identidade e a sua expressão por porta voz, valeu foi muito bom saber disto tudo, ok!

    ResponderExcluir
  4. Meu íntimo concorda com você querido amigo, mas infelizmente meu racional inclina-se a não concordar por pressão cotidiana. Quando adolescente cultivava o pensamento de que não somos o que temos e sim o que sentimos. Uma tia por parte de pai sempre dizia para mim em tom de ensinamento "Você é o que você tem, se não tem nada, não é ninguém!", recusava-me a aceitar tal proposta de opinião. Ao tornar-me madura achei racionalidade nas duas e tomei para meu cotidiano a seguinte conclusão: "Somos o que sentimos e pensamos, estes farão espontaneamente o que temos".
    Sendo mais específica em relação a diploma, na realidade não me refiro a sucesso e estabilidade proporcionada pelo mesmo, até porque não proporciona como antigamente, o mercado de trabalho está muito confuso, refiro-me a postura, conhecimento. O Diploma seja de qualquer forma nos traz um crescimento em postura social evidente, que faz falta em diversas situações rotineiras. Vou citar um exemplo.
    Eu sou escritora, poucos dentre meus conhecidos, amigos sabem. Tem uns que se surpreendem e logo mudam de assunto, outros mudam de assunto logo após mencionar, quando vc diz que é formado em letras ou jornalismo e é escritor, automaticamente as pessoas ao seu redor te olham de outra maneira, mas atenciosa no caso. "É um rótulo que seguimos unicamente por sobrevivência", e que diversas vezes seguimos sem sentir que seguimos.

    ResponderExcluir