quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Você realmente sabe o que é certo ou errado para você?

A teoria mais severa para se seguir e cumprir sem dúvida é a de ser honesto, digno, disciplinado e etc... Uma infinidade de adjetivos que seguem esse padrão "certinho", que vamos admitir, é difícil e muito seguir, viver dessa forma em um mundo onde você é comido se não comer. O que de costume vemos são pessoas meio a meio, deve estar se perguntando como assim, a questão é que nem todos conseguem seguir a risca e por isso se tornam passíveis de erros e acertos dentro de suas próprias teorias, vezes seguindo e outras não. A indagação toda vem do fato de que escolhemos em muitos momentos o certo no errado e o errado no certo.
Como por exemplo deixar de ir a uma festa porque tem que trabalhar no dia seguinte, deixar de gastar um dinheirinho para sair e curtir a vida, porque tem que pensar no fogão que quer comprar em 2 anos. O que realmente vale a pena? Será que a espera, essa perfeição incorreta faz toda luz que a vida precisa ter?
Quando chamamos algo de insano, que jamais faríamos, será que fazer não seria o inperfeito correto a ter?
Hoje eu tenho a certeza que disse sim a ocasiões erradas e neguei dar vida aos meus dias em horas em que deveria ter tido coragem e ter seguido em frente.
Hoje repenso sobre o que seria loucura, já que essa busca de tudo perfeito só funciona dentro de nós mesmos, porque o externo não compensa. Ser honesto, gentil, digno, não tem nada haver com se arriscar, em querer experimentar, em querer descobrir o que nunca se quis conhecer por medo.
Tudo isso porque temos o péssimo hábito de apontar para as coisas e dar nomes a elas mesmo sem conhecer. Temos o péssimo hábito de pensar demais no amanhã e incrivelmente esquecer do presente. Temos o hábito de programarmos a vida, mesmo sabendo que a vida não se programa, ela se vive. Como algo em constante movimento curvas e ondulações é impossível medir humanamente, escolher o tempo, os resultados com exatidão, as escolhas são tão pessoais que ninguém além de você mesmo pode definir quais atitudes tomar, se vai ser tomada com razão ou sentimento a partir da necessidade do determinado momento a se optar.

Um comentário:

  1. Oi Bruna, é sempre um prazer chegar aqui. Estico as pernas, e leio com calma, mais de uma vez, pq como todo bom escritor vc diz mais do q pensa dizer.
    Sempre digo que um dos grandes defeitos que o ser humano tem é o de querer nomear tudo a sua volta, enquadrando as coisas dentro de um contexto único e já conhecido da maioria. Com isso grandes vivências podem ser perdidas. E vc tem razão vida é para ser vivida e não programada.
    Bjos

    ResponderExcluir