sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tratando-se de marcas o Brasil não "anda", porque será?

Com todo respeito venho fazer um comentário de três marcas famosas aqui no Brasil, a Natura, Boticário e Avon. Todas são excelentes em produtos, porém pecam em muitos quesitos que para o reconhecimento e retorno financeiro que tem não combina nem um pouco. A Avon desde sempre caminha com problemas de marketing visual, a Natura com toda sua variedade de perfumes, maquiagens, óleos e cremes tem um estranho costume de criar aromas parecidíssimos, não acredita? Então experimente sentir o aroma de vários produtos e me responda. O Boticário diferente da Natura, tem os aromas bem individuais assim evitando esse "ar" de repetição, porém ultimamente vem decaindo e muito com o marketing visual, ficando quase no nível da Avon brasileira. Sem contar com o costume de retirar produtos de linha. Existem muitas faculdades de marketing, de publicidade, de gestão, enfim muitas para qualificar intensamente profissionais que poderiam resolver esses pequenos problemas, ou seja, profissionais competentes existem para isso, o problema é a escolha deles. A percepção de que algo está sendo feito em vão como a retirada de produtos no Boticário, o investimento torto da Avon e a mesmice da Natura. Jogada de marketing não é mesmo, pense que a Avon sozinha não "sairia do lugar", a Natura não subiria se não fosse a decadência do Boticário, juntamente com a entrada dos perfumes importados. E o Boticário venderia muito mais se somasse suas criações ao invés de diminuir. Deixo um recado então para estas marcas e outras em situações parecidas. "O Brasil tem capacidade para encerar seu próprio chão, então parem de dar lugar aos outros para encerarem o nosso chão, porque temos muitos profissionais bons para isso. É só escolher colocar cada um em seu devido lugar, ok?!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário